MetroCard – Viagens ilimitadas de metrô e ônibus em NY

Publicado por allan em 19 de outubro de 2012
MetroCard NY


Comprar o MetroCard é uma excelente forma de economia para qualquer turista que planeja ficar 3 ou mais dias em Nova York. Este cartão permite que você utilize todo o sistema de transporte público (incluindo metrô, ônibus e o bondinho) ilimitadas vezes ao dia. Dois tipos de cartão são comercializados: um válido por 7 dias (U$ 29,00) e outro válido por 30 dias (U$ 104,00).

A passagem de metrô ou de ônibus em NY custa U$ 2,50. Isto significa que você já estará no lucro se utilizar um destes meios de transporte apenas para ir e voltar a seu hotel, uma vez por dia. Vamos as contas:

Deslocamento de ida e volta => U$ 2,50 x 2 = U$ 5,00
Deslocamento mínimo (apenas ida e volta) em 7 dias => 7 * U$ 5,00 = U$ 35,00

Isso se considerando que você utilizará o metrô apenas uma vez diariamente, o que eu duvido muito. Imagine que sua programação em uma determinada data inclua uma volta de manhã pelo sul de Manhattan para conhecer o distrito financeiro (bolsa de valores, Charging Bull, etc), uma visita ao Empire States e um passeio no Central Park no fim da tarde. Isso totalizaria 4 deslocamentos em 1 dia, uma média razoável pela minha experiência. Ao final de 7 dias teríamos um total de U$ 70,00, mais do que o dobro gasto com o cartão!!

Se sua estadia for inferior a 3 dias, sugiro que faça as contas de quantos deslocamentos fará e verifique se a compra do passe semanal continua sendo um bom negócio. A mesma dica é válida para quem ficará mais de 15 dias por lá – avalie se não é mais vantajoso comprar o passe de 30 dias.

Como comprar o MetroCard

Máquina para Compra do Metro Card

Máquinas para Compra do Metro Card presentes em todas as estações do Subway

Você pode comprar o Metro Card nas máquinas touchscreen presentes em todas as estações de NY. O processo é super simples mas pra quem tem alguma dificuldade com o inglês, segue o passo-a-passo:

1. Clique no botão Start para iniciar a compra.
2. Selecione a linguagem (não, não há a opção português :-( )
3. Dentre as opções de compras disponíveis na tela seguinte, selecione MetroCard.
4. Em seguida, pressione Get New Card (obter um cartão novo)
5. Na próxima tela, selecione Unlimited Ride (viagens ilimitadas)
6. Selecione o período de validade do cartão (7 ou 30 dias).
7. Selecione agora a forma de pagamento.

  • 7.1 Para dinheiro, pressione Cash e insira os dólares no local indicado na máquina com a face da nota voltada para cimaAtenção ao troco máximo que a maquina e capaz de retornar – ate U$ 6,00 se não me engano.
  • 7.2 Para cartão de credito Internacional ou cartão de viagem, pressione Credit Card e insira o cartão no local indicado, confirmando a operação na tela seguinte (botão Ok). Chamo a atenção para um erro que cometi por lá. Em transações nos Estados Unidos, o cartão pré-pago internacional (GlobalTravel, Visa Travel Money, etc) NÃO é um cartão de débito e sim um cartão de crédito convencional. Essa informação é valida não somente nesse momento mas para todas as compras em lojas que você precisar escolher a forma de pagamento.

8. Pegue seu MetroCard na saída da maquina.
9. No último passo você será questionado se deseja receber o comprovante da operação (receipt). Pressione Yes ou No conforme seu desejo. Particularmente sempre pego as notas.
10. Pronto! O processo todo não gasta nem 1 minuto.

Para ilustrar ainda mais a compra do MetroCard, achei esse vídeo bacana do Leandro Caldas do blog Fusca que te Assusta, que embora desatualizado em termos de valores, mostra todo o processo:

Mais Informações

Em caso de duvidas consulte o site da MTA, empresa responsável pelo transporte publico em Nova York.

Ah! Se você acabou de ter a excelente idéia de comprar um único MetroCard e utilizá-lo para duas ou mais pessoas, esqueça. Você pode fazer infinitas viagens utilizando o cartão MAS não pode utilizá-lo duas vezes seguidas em um intervalo inferior a 18 minutos. Isso significa que seu plano mirabolante não funcionará pois você não conseguirá liberar a catraca para você e para sua esposa/amigo/parente logo em seguida. Mesmo sabendo que isso não é muito comum entre nós, brasileiros, fica o aviso :-)






Gostou deste Artigo? Divulgue-o!




9 comentários

  1. Olá, tem linhas especificas que aceitam o metrocard? Como saber quais são? Obrigada!!

    • Olá Ana Paula,
      Todas as linhas tanto do metrô como de ônibus aceitam o Metrocard ok?

  2. Olá! Gostei muito do seu blog. Estou aprendendo muito com as informações aqui prestadas. Tenho interesse de conhecer os EUA. Estou na fase das pequisas. Essa dia do metro card é excelente.

  3. Muito esclarecedor… Parabéns! Mais detalhado que isso é impossível.

  4. Só fiquei com uma dúvida, no video mostra 7 days e mostra 7 days x bus pass que é quase o dobro do preço entendo então que para ter acesso a onibus e metro preciso pagar pelo mais caro correto?

    • Olá Luis! Acredito que o vídeo esteja desatualizado. De acordo com o site da MTA, o valor do passe (que é válido tanto para o ônibus quanto para o metrô) é:
      – válido por 7 dias – U$ 29,00
      – válido por 30 dias – U$ 104,00

  5. Tenho uma dúvida quando ao tempo mínimo parar usar o cartão mais de uma vez. Por exemplo, se eu quiser usar 2 linhas diferentes que nao possuem baldeação eu só vou poder entrar na segunda estação após 18 minutos ou esse tempo é só pra mesma estação? Tem linhas que entre uma estação e outra nao dá nem 2 minutos. Terei que esperar os 18 minutos para usar uma segunda linha do metrô numa estação diferente?

    • Guilherme, agora você me apertou cara. Não passei por esse tipo de situação. Mas pensando bem, você tipicamente acessa as outras linhas sem precisar sair da estação pelas roletas / escadas. Tem certeza que você precisará sair do Subway para pegar a outra linha?

      • É mais a título de curiosidade mesmo para nao passar por nenhuma situaçao constrangedora de nao conseguir passar o cartão. Outro exemplo é que em NY quase nao existem linhas de metrô no sentido Leste-Oeste, apenas Norte-Sul. Nesses casos a melhor alternativa é pegar um ônibus para se deslocar para east-west e depois o metrô para se deslocar pra cima ou pra baixo ou mesmo alguma outra linha de onibus que faça o sentido up-down. E o tempo dificilmente passará de 18 minutos entre um e outro. Por isso a dúvida. hehehe